Descrição do Produto
Enterrem meu coração na curva do rio é o eloquente e meticuloso relato da destruição sistemática dos índios da América do Norte. Lançando mão de várias fontes, como registros oficiais, autobiografias, depoimentos e descrições de primeira mão, Dee Brown faz grandes chefes e guerreiros das tribos Dakota, Ute, Sioux, Cheyenne e outras contar com suas próprias palavras sobre as batalhas contra os brancos, os massacres e rompimentos de acordos etc. Enfim, todo o processo que, na segunda metade do século XIX, terminou por desmoralizá-los, derrotá-los e praticamente extingui-los.
Publicado originalmente nos Estados Unidos em 1970, sob o título de Bury my heart at Wounded Knee, o livro de Dee Brown um dos maiores especialistas em história norte-americana da atualidade tornou-se rapidamente um divisor de águas da maneira de se pensar a conquista do Velho Oeste. Propondo uma visão totalmente diferente dos heroicos e falaciosos filmes de faroeste, Enterrem meu coração na curva do rio encontrou eco na consciência norte-americana de então, incomodada pela guerra do Vietnã e pelas disputas raciais. De lá para cá, foi traduzido para dezessete línguas e vendeu quatro milhões de cópias, tornando-se o livro número 1 sobre a conquista do Velho Oeste e a história do extermínio dos pele-vermelha.
Uma obra que merece ser relida sob as conjunturas atuais, por lembrar sobre o alto custo e os baixos escrúpulos envolvidos nos chamados processos civilizatórios que forjaram o dito mundo desenvolvido de hoje.
Características:
Título: Enterrem Meu Coração na Curva do Rio
Autor: Dee Brown
Tradução: Geraldo Galvão Ferraz, Lola Xavier
Assunto: Memórias
Editora: LPM
Edição: 1ª
ISBN-13: 9786556661414
Número de Páginas: 456
Origem: Nacional
Idioma: Português
Acabamento: Brochura
Data de Lançamento: 2021
Formato: Médio
Medidas (cm): 20 x 13 (AxL)
Observações:
Dee Brown:
Romancista e historiador americano. Sua obra mais famosa, Enterrem meu coração na curva do rio, lançada em 1970, descreve a violenta relação entre índios americanos e desbravadores de terras.
Nascido na Louisiana, Brown (1908-2002) cresceu no Arkansas, onde se tornou amigo de várias pessoas descendentes de índios americanos. Ele trabalhou como bibliotecário, repórter e professor.
Como bibliotecário, trabalhou no Departamento Americano de Agricultura de 1934 a 1942 e para o Departamento de Guerra depois de servir o exército na Segunda Guerra Mundial. De 1948 a 1972, foi bibliotecário na Universidade de Illionois, onde recebeu a graduação de mestre e se tornou professor. Em 1973, voltou ao Arkansas e passou a se dedicar à literatura. Brown escreveu diversos romances, muitos deles para crianças.
Comentários e Entrevistas: Original, memorável e comovedor... Impossível de largar
The New York Times
Estarrecedor, arrasante... Nos perguntamos, ao ler este livro emocionante: quem, na verdade, eram os selvagens?
The Washington Post