Descrição do Produto
De excelente cremosidade, com perlage fina e persistente, o espumante resulta não apenas da seleção das melhores uvas Chardonnay e Pinot Noir do Vale dos Vinhedos, como também da evolução no silêncio e na penumbra das caves subterrâneas por quatro anos. Características Sensoriais: Visão:
Espumante límpido e brilhante, de coloração amarelo palha. Possui perlage fino e persistente, culminando em uma nobre e imponente coroa. Olfato:
Bouquet elegante e intenso com notas de frutas em calda, remetendo principalmente à pera e maçã. Os aromas de brioche amanteigados e pão delicadamente tostados expressam a complexidade adquirida durante a lenta maturação deste espumante. Paladar:
Reflete de maneira ímpar a excelência do Terroir do Vale dos Vinhedos na elaboração de espumantes. A mais rigorosa seleção dos melhores Chardonnays e Pinot Noirs, aliada à um processo de elaboração cuidadoso e lento, origina um espumante de caráter único, com cremosidade incomparável. Complexo, mantém vigoroso frescor, que dá suporte à sua grande intensidade, rematado por um magnífico retrogosto, onde se evidenciam as notas evolutivas. FICHA TÉCNICA Clone Varietal: Entav 95 | Entav 777 Porta-Enxerto: 101-14 | 3309 Sistema de Produção: Espaldeira Simples Densidade/ha: 4.000 Tipo de Poda: Guyot Carga de Gemas/ha: 40.000 Práticas Vitícolas: Desbrota, desponta, desfolha na região dos cachos, raleio de cachos para controle de produção. Colheita: Manual e seletiva. VINIFICAÇÃO Elaboração do vinho base - Seleção final dos cachos; - Prensagem direta das uvas frescas – prensa com atmosfera inerte; - Separação do mosto flor (50%); - Clarificação do mosto; - Uso de leveduras selecionadas Saccharomyces cerevisiae; - Fermentação alcoólica com temperatura de 15º a 16ºC; - Maturação em carvalho no Chardonnay por 12 meses (10% do volume total); - Assemblage – mescla dos vinhos Chardonnay e Pinot Noir; - Estabilização tartárica; - Filtração. Tomada de espuma - Inoculação de leveduras selecionadas; - Engarrafamento – Licor de Tiragem - Segunda fermentação dentro da própria garrafa com temperatura de 12ºC; - Maturação por 48 meses ocorrendo autólise de leveduras; - Remuage em pupitres; - Degorgement, adição do licor de expedição, arrolhamento e rotulagem. LAUDO ANALÍTICO Álcool:12,5% Acidez Total: 5,95 g/l de ácido tartárico Acidez Volátil: 0,30 g/l de ácido acético Densidade: 0,994 Extrato Seco: 29,2 g/l SO2 Total/Livre: 0,094 / 0,026 g/l Açúcares totais em glicose: 8,0 g/l pH: 3,13 Pressão: 5,8 kg/cm² Harmonização: Canapés variados, lagosta e vieiras grelhadas, folhado de salmão.